Salada de Penne Sem Glúten com Atum e Abacate traz leveza e sabor para os dias de altas temperaturas. Quando pensamos em receitas com massa, é inevitável não as relacionarmos com as baixas temperaturas, afinal, não existe prato que te abraça mais que um bom macarrão, não é mesmo?
Tabela de conteúdos (Índice)
Mas, para mostrar que a massa é super versátil e vai bem em qualquer época do ano, a Barilla, líder mundial em massas, traz uma receita super refrescante e nutritiva: Salada de Penne Sem Glúten com atum e abacate.
Além de nutritivo e muito saboroso, este prato rende 6 porções, perfeito para incluir a família toda em volta da mesa.
Receita de Salada de Penne sem Glúten com atum e abacate
Ingredientes
Serve 6 porções
500g de Penne Rigate Sem Glúten Barilla
1 abacate grande
4 tomates italianos
200g de atum em lata
1 cebola roxa média
2 limões Tahiti
1 ramo de coentro
3 colheres de salsinha picada
15ml de azeite de oliva extra virgem
Sal, pimenta do reino preta e orégano a gosto
Modo de preparo da Salada de Penne sem Glúten
Descascar o abacate e cortar em pedaços de 1,5 cm. Temperar com o suco de 1 limão.
Cortar os tomates em cubos de 1 cm. Escorrer o azeite do atum.
Cozinhar a massa em abundante água salgada, pelo tempo indicado na embalagem, de modo que fique “al dente”. Escorrer e resfriar em água corrente.
Juntar todos os ingredientes, temperar com sal, pimenta do reino moída, suco do limão, orégano e azeite de oliva extra virgem.
Servir imediatamente e Buon appetito!
O que Combina com Salada de Penne: Harmonizando Sabores e Texturas
A salada de penne, além de ser leve e versátil, permite inúmeras combinações que elevam o sabor do prato. Para criar uma refeição equilibrada e cheia de contrastes, é possível harmonizar a salada com acompanhamentos que complementem sua textura e frescor.
Carnes magras, como peito de frango grelhado ou fatias de rosbife, são uma excelente escolha, pois adicionam uma dose extra de proteína e sabor sem pesar no prato. Se a ideia for manter a refeição mais leve, opte por peixes, como filés de salmão ou atum fresco, que trazem uma suavidade natural.
Para quem prefere uma opção vegetariana, legumes grelhados são o acompanhamento perfeito. Berinjela, abobrinha e pimentões tostados equilibram a leveza da salada com toques de sabores defumados e terrosos.
Outro acompanhamento que casa muito bem com a salada de penne é o pão crocante, como uma focaccia ou uma baguete. A crocância do pão adiciona uma textura contrastante e torna a refeição ainda mais completa.
Por fim, para realçar os sabores e trazer um toque de frescor, uma taça de vinho branco seco ou um espumante suave podem ser o complemento ideal, criando uma experiência gastronômica leve e sofisticada.