Descubra o poder do óleo de rosa mosqueta. Saiba como usá-lo, prepare o seu próprio em casa e beneficie sua pele e cabelo com segurança.
Tabela de conteúdos (Índice)
Óleo de Rosa Mosqueta: O Segredo Natural que Todo Mundo Anda Falando
Já topou com aquelas garrafinhas de óleo de rosa mosqueta nas prateleiras da farmácia? Ou talvez uma amiga tenha mencionado como esse óleo mudou completamente a pele dela? Vamos conversar sobre esse produtinho que vem ganhando cada vez mais espaço na nécessaire de muita gente.
Sabe, por muito tempo eu também fiquei me perguntando o que era exatamente esse tal óleo e por que tantas pessoas estavam amando. Aí fui pesquisar e, nossa, fiquei surpresa com tudo que descobri!
Afinal, o que é esse óleo?
É bem simples: o óleo de rosa mosqueta vem das sementes de um arbusto que cresce nas montanhas do Chile. Não confunda com aquelas rosas do seu jardim, tá? É uma planta diferente.
O que faz ele especial é a quantidade de coisinhas boas que tem dentro dele: vitaminas, ácidos graxos (não se assuste com o nome, são gorduras boas!) e antioxidantes. Tudo isso trabalha junto pra renovar a pele e dar aquela força na hora de cicatrizar.
Pra que serve mesmo?
Olha, esse óleo é um verdadeiro faz-tudo! Mas o forte dele mesmo é ajudar com:
- Cicatrizes teimosas que não querem sumir
- Manchinhas que aparecem no rosto com o tempo
- Linhas de expressão (ou “pés de galinha”, como minha vó dizia)
- Pele ressecada que parece que nem todo hidratante do mundo resolve
E não é só pro rosto não! Dá pra usar nos cotovelos ásperos, nos joelhos, e até no cabelo pra dar um brilho e tratar as pontas duplas.
Tenho uma amiga que começou a usar nos cabelos depois de fazer uma química forte, e em menos de um mês já estava com os fios bem mais bonitos. Coisa de louco!
Como usar sem fazer besteira
Primeiro de tudo: teste antes! Pega uma gotinha e passa no braço. Espera um dia pra ver se sua pele não fica irritada. Todo mundo tem uma pele diferente, né?
Pro rosto, eu gosto de usar assim: lavo bem a cara, seco sem esfregar muito, e aí pingo 2-3 gotinhas nas pontas dos dedos e espalho com movimentos suaves. Melhor ainda se for antes de dormir, porque aí o óleo tem a noite toda pra trabalhar enquanto você dorme.
Já pra usar no corpo, pode ser mais generoso. Eu coloco umas gotas direto nas cicatrizes antigas da minha cesariana. Ah, e misturar com seu creme de corpo também funciona super bem!
E sabe aquele condicionador que você já usa? Experimenta adicionar 4-5 gotas nele antes de aplicar no cabelo. Você vai notar a diferença!
Dá pra fazer em casa?
Dá sim, mas vou ser sincera: dá um trabalhinho. Se você curte aquelas coisas de “faça você mesmo”, pode ser divertido. Vai precisar:
- Sementes frescas de rosa mosqueta (essa é a parte mais difícil)
- Deixar elas secarem ao sol por uns dias
- Triturar tudo (um processador ajuda bastante)
- Misturar com outro óleo mais simples, tipo óleo de amêndoa
- Deixar descansando num cantinho escuro por umas semanas
- Coar e guardar num vidro escuro
Mas, sinceramente? As vezes comprar pronto acaba compensando pelo tempo que você economiza. E olha que eu adoro fazer minhas coisinhas em casa!
Cuidados que ninguém te conta
Antes que você saia correndo pra comprar ou fazer seu óleo, preciso avisar sobre alguns detalhes:
- Se você tem a pele muito oleosa ou está com espinhas inflamadas, vai com calma. O óleo pode não ser seu melhor amigo nesse momento.
- Guardou o frasco aberto por mais de um ano? Melhor jogar fora e pegar um novo. Esses óleos naturais perdem a potência com o tempo.
- Vai sair no sol depois de passar o óleo? Não esquece do protetor solar! O óleo pode deixar sua pele mais sensível à luz.
Uma vez fiquei com a cara toda vermelha porque passei o óleo e saí correndo pro parque sem protetor. Nunca mais fiz essa bobagem!
Vale a pena mesmo?
Na minha opinião, vale super a pena experimentar. Claro que não é nenhuma poção mágica que vai te transformar da noite pro dia. Os resultados aparecem aos poucos.
Comecei usando nas cicatrizes e, depois de uns três meses, percebi que estavam bem menos visíveis. Agora uso um pouco no rosto também e sinto a pele mais macia quando acordo.
Mas olha, cada pele responde de um jeito. O legal é que é um produto natural e, se não funcionar pra você como esperava, sempre pode dar outros usos pra ele.
Veja também:
Perguntas que todo mundo faz
Posso usar todo dia?
Pode sim! Eu uso de noite, mas tem gente que usa de manhã também.
É bom para rugas profundas?
Ajuda a melhorar o aspecto, mas não espere milagres para rugas mais profundas.
Grávidas podem usar?
Melhor perguntar pro seu médico antes, viu? Cada gravidez é única.
Quanto tempo dura um vidrinho?
Se você usar algumas gotas por dia, um vidrinho de 30ml dura uns dois meses fácil!
Substitui o hidratante?
Para peles muito secas, eu gosto de usar os dois: primeiro o óleo, depois o hidratante pra selar.
Bom, espero ter tirado suas dúvidas sobre esse ólezinho que todo mundo anda comentando! Se você já usa, conta aí nos comentários qual foi sua experiência. E se ainda não testou, que tal dar uma chance? Às vezes são essas coisinhas simples que fazem toda diferença na nossa rotina de cuidados.